segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Pregação da palavra de Deus

               PREGAÇÃO EXPOSITIVA

II Tm 4:2 "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina".

       O cenário evangélico tem sido atacado por vários modismos oriundos de paganismo e práticas anti-cristãs produzindo um falso avivamento, o que se vê,  não é um cristianismo abalizado na palavra de Cristo, mas nas palavras dos homens, coisas seculares que envolvem pensamentos materialistas e humanistas, tudo isso provém de pessoas com mentes liberalistas e também por falta da pregação expositiva em nossos púlpitos, pessoas aceitam a Jesus com a fé direcionada em coisas terrenas, e não na vida eterna.
    Quando o apostolo Paulo disse a Timóteo, "Prega a palavra" ele estava dizendo para seu discípulo ser fiel ao texto, a pregar corretamente o que verdadeiramente esta escrito. Pregar a palavra de Deus está dividido em três coisas. Ler, Explicar e Aplicar o texto, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
    Ler o texto: Primeira tarefa do pregador é ler o texto corretamente, responsivamente, respeitando as pontuações, não leia o texto atabalhoadamente, pois caracteriza uma falta de reverência para com as escrituras, leia o texto com ordem, pois a próxima tarefa a ser executada dependerá desta leitura feita corretamente. existem pregadores que dizem, eu já tenho o sermão, agora só falta o texto, isso não é sermão, pois o sermão emana do texto, jamais da ideia do pregador.
    Explicar o texto:  Esta tarefa consiste em trazer ao conhecimento das pessoas o que quer dizer aquilo que foi lido, o pregador irá trazer a cultura da época, tradições, geografia, deverá fazer a exegese do texto, (posso explicar em outra ocasião os passos para fazer uma exegese), exegese é a ciência da interpretação do texto, por isso o pregador deve explicar o texto e não fugir do texto, existem pregadores que viajam toda a bíblia esquecendo o que foi lido anteriormente, vimos isso com muita frequência em nossos púlpitos, Estava eu e minha esposa, quando fomos abordados por uma irmã dizendo nunca ter visto aquele tipo de pregação ministrada no domingo, e que se converteu duas pessoas e ela me elogiou por isso, não pense que fiquei todo vaidoso porque isso não me atinge, eu disse a irmã, que existem três tipos de sermão, textual, tópico e expositivo, e a forma que eu havia ministrado foi expositivamente. Trata-se de uma forma que o pregador deve estudar muito e também ter tempo para pregá-lo. Eu poderia ter dito a irmã que este sermão não é pregado em nossas igrejas muitas vezes, por causa de pregadores "estrelas" que querem expor as suas ideias e não a ideia do texto, querem pregar as suas mensagens e não a mensagem da bíblia. porém tem coisas que não falamos para diminuir as conversas, pois na verdade temos que falar com Deus e não as pessoas sobre estes problemas.
      Aplicar o Texto:  Esta aplicação é a parte mais importante do sermão, neste momento você vai aplicar as pessoas que te ouvem, todos os exemplos, toda a leitura, todas as explicações que fora ministrada, pois na verdade as pessoas estão na igreja para ouvir a mensagem aos corações, todas as pessoas tem problemas, todas as pessoas precisam de salvação, precisam da vida eterna, chega então a hora que o pregador aplicará a igreja as ideias do texto, é a hora do quebrantamento, das lágrimas pois é a hora que a pessoa questiona até mesmo se  o pregador sabia de algo que aconteceu na sua vida,  o pregador não sabia de nada, apenas expôs a palavra com fidelidade, e isso trás quebrantamento aos corações.
O Sermão já fora aplicado a igreja, e agora os resultados serão com o Espirito Santo, o pregador já fez a parte dele.
      Não podemos encobrir a palavra das pessoas pregando outro evangelho, precisamos de trazer  a realidade espiritual que conduz a vida eterna, a mensagem deverá ser Cristocêntrica e não antropocêntrica. Pregadores, que nós possamos ter mais compromisso com a palavra e com a autoridade que Deus nos deu, compete a nós ganharmos almas para Cristo através de sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário